Powered By Blogger

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Como pescar uma boa anchova!!!

Olá pessoal na minha primeira postagem,vou falar um pouco sobre um belo peixe de agua salgada:
A anchova:
A anchova é um peixe que ocorre em todo litoral brasileiro, geralmente é mais pescada em costas rochosas onde ocorrem arrebentações de maré. Esse peixe é muito apreciado pelos pescadores, por proporcionar uma boa briga ao ser fisgada, dando belos saltos e roubando uma boa quantidade de linha do molinete ou carretilha e tambem por ter uma carne firme e muito saborosa.
Geralmente esse peixe ocorre mais nas épocas de inverno quando as correntes ficam mais fortes e as marés mais agitadas, é um peixe que tem o hábito de nadar mais em meia água em busca de sardinhas cara paus e em alguns casos paratys tambem.
Dona de um poderoso ataque quase sempre, não dá chance para suas presas.

Como ferrar uma Anchova!!
Geralmente esse peixe é pescado com isca artificial de superfice ou meia agua,para isso muitos pescadores saem em embarcações munidos de uma boa tralha e vão para as costeiras pesca-las no currico.Modalidade onde o pescador usa uma isca artificial uma vara de até 20 lb, fibra de carbono e um molinete com uma boa linha de 35a 40 lb. Arremessa e vem dando toques curtos e enrrolando até o peixe bater na isca e ser fisgado.
Porem tambem pode ser fisgar uma anchova pescando na praia ou em costeiras, com isca natural (de peixe) em canais onde as correntesas são fortes e as marés se agitam bem, para isso o pescador vai precisar de uma vara de uns 3,5 m , um molinete com capacidae de 200m de linha 50 e um pouco de sorte.
Deve-se fazer um chicote encastroado de mais ou menos uns  30 cm , usar anzol /14 ou /15 e um chumbo médio não muito leve para o arremeço ser mais distante possivel.
A isca que recomendo é um bom filé de savelha cortado em forma de tira e que tenha o comprimnto da savelha, deve-se costurar a isca no anzól de modo que a mesma fique com uma ponta imitando a calda de um peixe.Pode-se tambem usar filé de paraty ou sardinha se não ouver savelha.
Bom então é isso pessoal, espero que as minhas dicas sejam util a vcs/ uma boa pescaria e até breve com mais dicas de peixes e pescarias!!!
   

8 comentários:

  1. Ótima postagem,
    vlw pelas dicas, agora próximo passo, praia com novas técnicas graças ao nosso amigo josivan e tentar a sorte......abç

    ResponderExcluir
  2. Curti a postagem! Eu que vou estar saindo de ferias mês que vem e vou para Ubatuba, Tenórios curtir uma boa pesca de praia. a postagem foi interessante pq não tenho experiencia em pesca de praia, então ajudou bastante rsss
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal !! Boas férias e sorte na sua pescaria!! Abraço!!

      Excluir
  3. Obrigada pelas dicas, foram muito corretas. Moro em Cabo Frio e pesco anchovas com meu pai.Porem nao usamos nenhum tipo de chubadas.Usamos preferencialmente como isca, parati ou pharnangai (agulha), nao usamos molinetes e sim linha de mao, nylon 90 ou 100mm arame 22. temos feito boas pescas, pescamos nas ilhas de cabo frio

    ResponderExcluir
  4. Ótimo post, dicas excelentes. Tudo muito bem explicado! :D
    Essas iscas são indicas pra anchova? http://www.tucunarepesca.com.br/isca-artificial

    ResponderExcluir
  5. Valeu meu amigo, pois é um peixe brigador e nem sempre consigo pesca-lo agora com suas dicas com certeza vou conseguir algumas .

    ResponderExcluir