Powered By Blogger

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Vamos pescar um bom Vermelho?

Olá pessoal voltei!!!
Hoje vou falar um pouco sobre um belo peixe de  água salgada:
O Vermelho:
Ele tem esse nome devido a sua coloração avermelhada inclusive os olhos.É um peixe que pode ser encontrado em todo litoral do Brasil, pode ser pescado em mar aberto e tambem em costeiras e prais.
A época boa para a sua captura é de Dezembro até final de Maio estendendo-se algumas vezes até meados de Junho.
É um peixe de fundo ,  e se alimenta de outros peixes menores como manjubas, pequenas sardinhas e   pequenos crustáceos como camarão, lula, cirís etc...
Existem duas espécies de vermelho:
O Caranha e o Cióbe;
O caranha possui umas listras escuras na vertical e uma pinta preta entre o dorço e a barriga, pode alcançar um tamanho médio e chegar no máximo 6 ou 7 kg.
O cióbe tem listras amarelas na horintal e não possui nenhuma pinta, essa espécie cresce mais que o caranha e pode alcançar até 13 ou 14 kg.
O vermelho é bem procurado por pescadores , não por ser um peixe esportivo, pois quando ferrado não chega a proporcionar grande resistencia ao seu oponente, mas sim pela sua carne branca e saborosa .

Algumas maneiras de se fisgar um vermelho!
Para uma boa pescaria de vermelho vc/ vai precisar primeiro de uma vara de umas 15 lb com ponta flexivel e  2,5 a 3,0 m de comprimento.
Um molinete com capacidade  entre 150 a 200 m de linha 0,35 a 0,40 de boa qualidade.Não se deve usar empate de aço na pescaria de vermelho pois em geral esse peixe não aceita bem azól encastroado.
Pode-se montar o chicóte de duas maneiras, com chumbo correndo solto na linha, e o anzól fica na ponta da linha, ou com chicóte de dois anzóis na linha e depois por ultimo o chmbo. Usar um anzól entre /8 e /10 e um chumbo de 40 a 50 g é o suficiente. Não é preciso arremeçar a muita distancia, pois o vermelho fica mais próximo da  costa quando está em busca de alimento. 
A isca pode variar entre lula, sardinha, manjuba,bonito etc... .Vai depender do que estiver predominando nas aguas. Eu particularmente prefiro usar tiras e cabeças  de lula ou manjuba ai fica a critério de cada pescador.   bom galera da pescaria, por hoje é só. Espero que tenham gostado das dicas de hoje, uma boa pescaria e até a próxima!!!
   

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Como pescar uma boa anchova!!!

Olá pessoal na minha primeira postagem,vou falar um pouco sobre um belo peixe de agua salgada:
A anchova:
A anchova é um peixe que ocorre em todo litoral brasileiro, geralmente é mais pescada em costas rochosas onde ocorrem arrebentações de maré. Esse peixe é muito apreciado pelos pescadores, por proporcionar uma boa briga ao ser fisgada, dando belos saltos e roubando uma boa quantidade de linha do molinete ou carretilha e tambem por ter uma carne firme e muito saborosa.
Geralmente esse peixe ocorre mais nas épocas de inverno quando as correntes ficam mais fortes e as marés mais agitadas, é um peixe que tem o hábito de nadar mais em meia água em busca de sardinhas cara paus e em alguns casos paratys tambem.
Dona de um poderoso ataque quase sempre, não dá chance para suas presas.

Como ferrar uma Anchova!!
Geralmente esse peixe é pescado com isca artificial de superfice ou meia agua,para isso muitos pescadores saem em embarcações munidos de uma boa tralha e vão para as costeiras pesca-las no currico.Modalidade onde o pescador usa uma isca artificial uma vara de até 20 lb, fibra de carbono e um molinete com uma boa linha de 35a 40 lb. Arremessa e vem dando toques curtos e enrrolando até o peixe bater na isca e ser fisgado.
Porem tambem pode ser fisgar uma anchova pescando na praia ou em costeiras, com isca natural (de peixe) em canais onde as correntesas são fortes e as marés se agitam bem, para isso o pescador vai precisar de uma vara de uns 3,5 m , um molinete com capacidae de 200m de linha 50 e um pouco de sorte.
Deve-se fazer um chicote encastroado de mais ou menos uns  30 cm , usar anzol /14 ou /15 e um chumbo médio não muito leve para o arremeço ser mais distante possivel.
A isca que recomendo é um bom filé de savelha cortado em forma de tira e que tenha o comprimnto da savelha, deve-se costurar a isca no anzól de modo que a mesma fique com uma ponta imitando a calda de um peixe.Pode-se tambem usar filé de paraty ou sardinha se não ouver savelha.
Bom então é isso pessoal, espero que as minhas dicas sejam util a vcs/ uma boa pescaria e até breve com mais dicas de peixes e pescarias!!!